PROJETO: EU AMO
FRAIBURGO
POEMA PARA MINHA
CIDADE
Minha cidade tem
pomares,
Tem lago e tem lares
abençoados...
Minha cidade tem
lindas maçãs
e mata nativa cheia
de vida...
Minha cidade tem
praças,
tem castelo, tem
portal que
é muito belo...
Minha cidade tem
encantos mil
Eu amo morar nesse
pedacinho
do Brasil!
William
S. Silva
Adriana
J. Tóffoli
APRESENTAÇÃO
O
presente projeto foi elaborado a partir da necessidade de que as
crianças conheçam a história da cidade em que vivem. Saber a
história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição
e memória. A importância de preservar a memória da nossa cidade
está no fato de ser uma das formas de valorizar a nossa origem ou o
lugar que escolhemos para viver.
Fraiburgo,
a capital do Estado de Santa Catarina, foi fundada em 1961. É
conhecida como a Terra da maçã e por suas belezas naturais,
lindos pomares de maçãs, Lago das Araucárias, Castelinho, praça
Maria Frey, hotel Renar, mata nativa e a pela gastronomia local.
Neste
Projeto serão apresentados alguns pontos turísticos e culturais.
Irão conhecer a culinária e o artesanato local, pesquisar a fauna e
a flora, valorizar os artistas locais, enfim desenvolver todas as
áreas de conhecimento, com a finalidade de proporcionar a
valorização e o respeito pela cidade, fazendo a criança
reconhecer-se como membro desse contexto e participante da construção
dessa história.
PÚBLICO ALVO
Alunos da sala de
AEE
Atendimento
Educacional Especializado
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Despertar e
ampliar os conhecimentos acerca da história e cultura da cidade de
Fraiburgo.
Objetivos
Específicos
Resgatar a
herança e valores culturais e históricos da cidade;
Proporcionar às
crianças um melhor conhecimento e valorização da cidade em que
vivem;
Valorizar a
história de cada um;
Estimular a
criatividade e a interação entre os alunos;
Conhecer os
principais pontos turísticos;
Compartilhar
experiências e usufruir das
produções artísticas e culturais;
Pesquisar a
fauna e a flora;
Valorizar os artistas locais;
Conhecer a
culinária e o artesanato local;
Apresentar os
esportes;
Desenvolver
todas as áreas de conhecimento.
METODOLOGIA
Serão
utilizados como instrumentos metodológicos para a efetivação deste
projeto: visitas de campo a alguns dos principais pontos turísticos
da cidade e produções através de desenhos dos pontos turísticos
feitos pelos alunos na Play Table, exposição de fotos e comidas
típicas, bem como outras atividades que podem se juntar a estas de
acordo com a necessidade do projeto.
Serão
desenvolvidos o interesse, a curiosidade e as habilidades necessárias
às crianças, buscando sempre respeitar a idade e a fase de
desenvolvimento de cada uma delas. As atividades serão adaptadas
conforme as necessidades educacionais de cada aluno.
OBSERVAÇÃO:
Os alunos do AEE fizeram o passeio nesta data dia 26/08/2019 para
comemorar também a “Semana da Pessoa com Deficiência”, que
inicia dia 21/08 e segue até dia 28/08.
Professora
de AEE
Adriana
J. Tóffoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário